quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A Saga da Mediocridade




O medíocre sempre começa a falar pedindo desculpas. Ele não tem convicção sobre nada do que pensa, fala ou faz, porque tudo o que pensa, fala ou faz não é inteiro, não é verdadeiro. O medíocre é uma cópia mal produzida de si mesmo, da sua própria incapacidade de ser por completo, e seu repertório é uma fala mal ensaiada que, há anos, exibe sem pudor. Seu ego é frágil, incapaz, mas e ele insiste em chamar atenção mesmo às custas de despertar a pena alheia. Ele não percebe a pena alheia. O medíocre só percebe a si mesmo. Ele acredita na sua genialidade medíocre, e coloca tudo na vitrine, até os rascunhos vazios.
Dê dinheiro ao medíocre e uma espécie de mau gosto nojento e soberbo saltará aos olhos de todos, suscitando o asco nos corações alheios, destruindo os sorrisos. Dê poder ao medíocre e ele consegue ser desleal até com as baratas que habitam o vão entre a cama e a parede do seu apartamento. O medíocre gosta das baratas, porque ninguém gosta delas. Dê sucesso ao medíocre e ele sucumbe sozinho, porque ninguém vai ter nem coragem de puxar o seu tapete, pois que chutar cachorro morto é fácil, difícil é manter-se sóbrio.
Essa espécie, cada vez mais presente, talvez seja um mal necessário. É a partir da observação do medíocre que às vezes criamos coragem pra produzir algo que exista no mundo, para o mundo, com o mundo. A reflexão sobre a mediocridade já é um largo passo. E talvez o desejo de não me tornar um deles seja o momento a partir do qual eu deixe de ser  mais um medíocre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário